Club de
Santa Helena

VISITA DA GOVERNADORA MARIA GORETI

Ontem, 24/07/2019, tivemos a Honra de receber em nosso Município a Governadora do Distrito 4640 a Sra. Maria Goreti O. de Azevedo, seu esposo o Sr. Sebastião S. de Azevedo e a Governadora Assistente a Sra. Josiane Weidmer, após recepcioná-los no Marco Rotário seguimos para o almoço no Restaurante Casarano, em seguida fomos recebidos na Prefeitura Municipal pelo Prefeito em Exercício Sr. Paulo Vazatta, onde falamos sobre Rotary e também das dificuldades e anseios de nossa comunidade. Logo após levamos nossos visitantes para conhecer os pontos turísticos de nossa cidade, a Governadora ficou encantada com as belezas deste lugar, na sequência ela concedeu uma entrevista na Rádio Costa Oeste FM, onde relatou a importância de sua visita. O café da tarde foi realizado na Adega Santa Helena e juntamente a reunião com o Conselho Diretor de nosso Clube, a Governadora nos passou os seus projetos a frente da Governadoria e sugeriu as metas que devemos alcançar em sua gestão. A festiva da visita foi no Restaurante Cleufas Foods, quando o Oficial de Intercâmbio Olavo entregou a documentação para a Nossa Intercambista Mariana, que embarca amanhã para a Turquia, na sequência o Diretor da Fundação Rotária Flávio  entregou à Governadora uma contribuição para a  Fundação, o Presidente Leandro entregou  uma lembrança para o Sr. Sebastião, por sua vez a Governadora entregou uma lembrança ao Presidente Leandro e um distintivo a cada um dos Companheiros, em seguida todos apreciaram um delicioso jantar e exerceram o companheirismo, marca registrada do Rotary.

Postado em 24 de Julho de 2019

9ª Feijoada do Rotary

No dia 25 de Maio último, o Rotary Club Santa Helena realizou a 9ª Edição da Feijoada do Rotary, servindo mais de 580 pessoas, esta edição foi realizada juntamente com as festividades do Aniversário de 52 anos do Município e a Expo Santa Helena. Gostaríamos de agradecer a todos que colaboraram para que este evento fosse o sucesso que foi, também agadecer a Administração Municipal e a ACISA (Assoc. Comercial e Empresarial de Santa Helena) pelo apoio, um agradecimento especial aos Companheiros Rotarianos e aos KAI&SARA que como sempre conduziram com maestria a parte culinária, enfim a todos os Santaelenenses que adquiriram fichas e degustaram deste prato que já se tornou um evento oficial do município. Lembrando que os lucros obtidos neste evento serão destinados aos nossos projetos e em especial à ampliação de nosso Projeto Banco de Ortopédicos, projeto este que disponibiliza aparelhos ortopédicos a quem precisa em forma de empréstimo e sem custos. Muito Obrigado a todos e até ano que vem.

Postado em 25 de Maio de 2019

Intercâmbio Rotário da Amizade: Divulgação de vagas para 2020

DIVULGAÇÃO DE VAGAS PARA INTERCÂMBIO ROTÁRIO DA AMIZADE2020 O Intercâmbio Rotário da Amizade é o programa do Rotary Internacional que dá a oportunidade a Rotarianos (suas esposas e família) de visitar e conhecer outros Rotarianos ao redor do mundo em um intercâmbio de curta duração (normalmente de uma semana). Experimentar e aprender sobre outras culturas, com os locais e não como turista, é uma das funções do Rotary Internacional no objetivo de promover o entendimento e a boa vontade entre povos diferentes. Aproveite esta oportunidade única de conhecer uma nova cultura e vivier momentos inesquecíveis com o Rotary Internacional! Critérios de Seleção de Participantes e Regras do Intercâmbio DISPONIBILIDADE DE VAGAS DE INTERCÂMBIO EM 2020 Distrito 5020 (Vancouver Island / Canadá) -  de 01/05 a 12/05/2020,  número de vagas: 2 pessoas (máximo 1 cama*). TAXA DE INSCRIÇÃO: $ 120,00 por participante a ser pago após a seleção, o pagamento da taxa é que confirmará a intenção de viagem. A taxa não é reembolsável na desistência de vaga. Distrito 5360 (Calgary / Canadá) -  de 24/06 a 05/07/2020,  número de vagas: 12 pessoas (máximo 6 camas*). TAXA DE INSCRIÇÃO: $ 100,00 por participante a ser pago após a seleção, o pagamento da taxa é que confirmará a intenção de viagem. A taxa não é reembolsável na desistência de vaga. Distrito 5550 (Winnipeg / Canadá) -  de 18/08 a 31/08/2020,  número de vagas: 12 pessoas (máximo 6 camas*). TAXA DE INSCRIÇÃO: $ 100,00 por participante a ser pago após a seleção, o pagamento da taxa é que confirmará a intenção de viagem. A taxa não é reembolsável na desistência de vaga. Distrito 4670 (Gramado / Brasil) -  de 05/09 a 11/09/2020,  número de vagas: 12 pessoas (máximo 6 camas*). TAXA DE INSCRIÇÃO: $ 100,00 por participante a ser pago após a seleção, o pagamento da taxa é que confirmará a intenção de viagem. A taxa não é reembolsável na desistência de vaga. Responsabilidades do inscrito: Despesas com documentação de viagem (visto, passaporte e vacinas). Aquisição de passagens aéreas. Despesas de visitação (considerar US$ 100/dia de viagem por pessoa). Estar disponível às 09h do dia de inicio do intercâmbio na cidade de destino (a ser informada no privado). *O número de participantes está diretamente ligado ao número de camas negociadas. Um número de 2 pessoas com 1 cama significa que podemos enviar 1 CASAL ou 1 SOLTEIRO pois em ambos os casos ocuparemos apenas 1 cama. INSCRIÇÃO Formulário de Inscrição de Interesseados (para o processo de seleção) Rotary Distrito 4640Nataniel Klug  (Coordenador do Intercâmbio Rotário da Amizade)Contato:E-Mail: nataniel.klug@gmail.comCelular: +55 45 984 338 143 (Voz / Whatsapp / Telegram)

Postado em 29 de Outubro de 2019

Projeto Jovem Destaque - Distrito 4640

O Rotary International (RI) é a associação que congrega os Rotary Clubs do mundo todo. O RI incentiva-os a desenvolver intercâmbios, oferece apoio, mas cada Distrito tem total controle administrativo sobre o programa. O objetivo do Programa de Intercâmbio de Jovens é fomentar a compreensão mundial por intermédio de experiências interculturais, oportunizando ao jovem adquirir conhecimentos para continuar o trabalho que desenvolvem em suas comunidades, dando continuidade ao seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional promovendo sua autoestima e ampliando seus horizontes através de troca de informações sobre história, cultura e sociedade entre os dois países.  Assista ao depoimento da Jovem Destaque Loriane Heidi no 41º Instituto Rotary do Brasil de Fortaleza. Com a troca de experiências entre os governadores eleitos dos Distritos do Brasil, estamos buscando inserir em nossos distritos os programas que acreditamos serem sustentáveis e que irão fazer a grande diferença na vida das pessoas, como visto nas apresentações nos Institutos Rotários de 2017 e 2018. Experiências de outros distritos, onde o Projeto já foi implantando, teve grande sucesso, visto ser um projeto destinado a jovens talentosos, cujas famílias não pudessem dar suporte à sua participação no Intercâmbio Internacional de Jovens.    Dessa forma passamos abaixo os detalhes do “PROJETO JOVEM DESTAQUE”.  OBJETIVO  Viabilizar por meio do Distrito 4.640, de Rotary International, o intercâmbio entre jovens destaques. Este programa visa dar ao jovem a chance de estudar um ano no exterior, dando continuidade ao seu curso de ensino médio e tornando-o embaixador da amizade com a intenção de fortalecer os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre os países participantes. Clique aqui para baixar o edital.

Postado em 20 de Outubro de 2019

Informativo Rotário de Agosto de 2019

PAIS SÃO HOMENAGEADOSIDA E VINDA DE INTERCAMBIADOSBRINQUEDOTECA EM PATO BRANCOGOVERNADORA VISITA CLUBESASR FAZ 50 ANOS EM BELTRÃOPREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Postado em 09 de Outubro de 2019

Primeira Reunião do Interact Club de Matelândia

No dia 28 de Setembro de 2019, ocorreu a primeira reunião ordinária do Interact Club de Matelândia. A Representante da Área 1, Bárbara Alberton se fez presente na reunião, junto com alguns interactianos da Área 1. A reunião ocorreu com muito sucesso! 

Postado em 28 de Setembro de 2019

Informativo Rotário de Julho de 2019

Posse da Governadora Maria Goreti O. de Azevedo. Clubes participam da Campanha Hepatite Zero. Programa Lacre Solidário beneficia comunidade. Confira as novas Empresas Cidadãs do Distrito 4640.  

Postado em 26 de Setembro de 2019

Ver todos

Campanha de Orientação e Detecção do Diabetes

O Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações convida a comunidade para participar da 12ª Edição da Campanha de Orientação e Detecção do Diabetes que será realizado dia 23 de novembro no Calçadão Centrão, ao lado da Feira do Produtor, a partir das 7h30. Comparecer para fazer o exampe de glicemia em jejum. Os exames são gratuitos. Diabetes Mellitus. O que é?É uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açucar do sangue (glicemia), devido à ausência total ou parcial da insulina e/ou a incapacidade desse hormônio exercer suas funções. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por reduzir os níveis de açúcar do sangue. Como montar um prato saudável?É simples! Preencha a metade do prato com verduras e legumes crus e/ou cozidos. A outra metade, divida em dois e preencha 1/4 com alimentos ricos em proteína animal e vegetal e o outro 1/4, com fontes de carboidratos. Se necessário, complete a refeição com uma porção de fruta de sobremesa! Sinais e SintomasO diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.Sem a educação em diabetes, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões baseadas em informação, fazer mudanças de comportamento, lidar com os aspectos psicossociais e, por fim, não estar equipado o suficiente para fazer um bom tratamento. O mau controle resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações.O papel dos educadores em diabetes é essencial, juntamente com a equipe multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com diabetes monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação.A maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes, devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Algumas nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidas dos benefícios que a educação em diabetes pode trazer. Esses pacientes podem achar, por exemplo, que a interação com o médico fornece toda a educação de que precisam. A campanha do Dia Mundial do Diabetes vai promover a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle, além de defender mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.Está faltando educação em diabetes especialmente nos países em desenvolvimento. Mesmo nos países desenvolvidos, muitas pessoas não conseguem ter acesso a ela porque não há educadores e centros em número suficiente para atender o número crescente de novos casos. Diabetes Tipo 1Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. Diabetes Tipo 2O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Em 18/11/2019 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

19 de Novembro - O Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira que foi criada logo após a Proclamação da República, que aconteceu em 15 de novembro de 1889. Assim, o Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República.  Vamos nos orgulhar de nossa bandeira, asteando em frente a nossas casas e estabelecimentos comerciais o ano todo.

Em 18/11/2019 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

ITFR - VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos em Foz do Iguaçu

No clima de "quero mais", encerra-se o VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos do ITFR - International Tennis Fellowship of Rotarians, que aconteceu em Foz do Iguaçu de 13 a 16 de novembro. O ITFR Internacional iniciou em 2004 e hoje participam deste grupo de companherismo mais de 2.000 atletas.  São quase 400 tenistas rotarianos na América do Sul, sendo 300 brasileiros. O torneio teve a realização pelos Rotary Clubs de Foz do Iguaçu-Grande Lago e Três Fronteiras do Distrito 4.640 e contou com a participação de 70 tenistas sendo representados por 37 clubes de Rotary do Brasil, Paraguai, Argentina e Peru. Em quatro dias de competição o objetivo final foi atingindo com muito companherismo, fair play e lazer na Tríplice Fronteira. Lembrando que toda a arrecadação das inscrições será revertida para o Programa Polioplus da Fundação Rotária na erradicação da poliomielite no mundo. O torneio teve participação destaque do companheiro  Marcos Franco associado do Rotary Club Santos-Oeste, Governador 2010-2011 do Distrito 4.420 e atual Vice-Presidente  do ITFR Internacional, bem como do companheiro Claudemar Andreoli, associado do Rotary Club Matão-Terra da Saudade do Distrito 4.540 e atual Diretor Sulamericano do ITFR Internacional. O empenho do presidente do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago, companheiro Giane Luiz Hames e toda a equipe na realização e organização do torneio, com a presença da família rotária iguaçuense, conjuntamente com a participação dos tenistas rotarianos  neste importante evento, fizeram a diferença e conectaram o Rotary ao esporte. O Jantar Baile do ITFR Foz será o palco das premiações com encerramento oficial de confraternização.   Lema: "O Rotary Conecta o Mundo".

Em 16/11/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Terceiro dia do ITFR

O ITFR Internacional começou oficialmente em 2004. No Brasil e América Latina iniciou-se em 2006.  Hoje existem 2.000 tenistas rotarianos inscritos no ITFR Internacional, sendo 400 tenistas brasileiros. O VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos do ITFR Internacional está acontecendo em Foz do Iguaçu de 13 a 16 de novembro, sendo organizado pelos Rotary Clubs de Foz do Iguaçu-Grande Lago e Três Fronteiras do Distrito 4.640. O terceiro dia do evento (15/11/2019) foi marcado pela presença da família rotária iguaçuense que prestigiou as excelentes partidas dos 70 tenistas inscritos no torneio e o despertar das crianças pelo esporte. O Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago participa com 8 atletas. Nos intervalos das partidas os tenistas realizam roteiros de turismo e contemplam as belezas naturais da Tríplice Fronteira. Lembrando que o evento participa do Programa Polioplus da Fundação Rotária, que visa a erradicação da poliomielite no mundo. Lema: "O Rotary Conecta o Mundo".

Em 16/11/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Segundo dia do ITFR

O segundo dia de evento (14/11/2019) do VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos foi marcado por muita competição e companherismo. Os 70 tenistas inscritos buscam além da vitória a confraternização, o companherismo e se divertirem através do esporte. Usar o evento como instrumento de lazer e muito companherismo. Lema: "O Rotary Conecta o Mundo"

Em 15/11/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

16 de Novembro - Dia Internacional para a Tolerância

Dia Internacional para a Tolerância  Tolerância é um termo que vem do latim tolerare que significa "suportar" ou "aceitar". A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir.  A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social. Este tipo de tolerância é denominada "tolerância social".   O dia 16 de novembro foi instituído pela ONU como o Dia Internacional para a Tolerância. Esta é uma das muitas medidas da Organização das Nações Unidas para o combate à intolerância e da não aceitação da diversidade cultural.   Esta data ainda visa combater a intolerância religiosa, que consiste na falta de compreensão que algumas pessoas têm sobre o direito de cada indivíduo expressar a sua crença.  Exemplos de tolerância: Trate os outros como gostaria que eles o tratassem; Você não precisa concordar com o outro, mas deve respeitá-lo. A primeira lei da natureza é a tolerância – já que todos temos uma porção de erros e fraquezas A inveja, assim como o ódio são filhos da intolerância Perdão e tolerância são a sustentação da nossa paz interior A melhor prova de tolerância é o respeito às diferenças Nada é mais atraente em alguém que a tolerância, o respeito e a paciência A intolerância já matou muitas pessoas ao redor do mundo pelo simples fato de elas serem diferentes. Já passou da hora de evoluirmos Derrube o muro da sua intolerância e construa uma ponte em seu lugar O maior resultado da educaçãoé a tolerância As diferenças e a diversidade devem ser celebradas e não combatidas Nem pior, nem melhor. Diferente A tolerância é a melhor da religiões Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único Não existe opinião certa e errada. Pessoa melhor ou pior. Existe o meu ponto de vista e o seu. Eu e você. Enquanto nos respeitarmos, está tudo certo

Em 15/11/2019 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

Reuniões Terças-Feiras | 19:00
RUA ARGENTINA,2300 Cep: 85892-000